A Região - Casa da Sobreira

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Onde
A aldeia está situada na Serra do Açor, no seu flanco nordeste, junto aos seus pontos mais elevados. O Sobral estende-se, maioritariamente, na margem esquerda da Ribeira do Porsim, aproveitando as encostas soalheiras que nesta face da Serra do Açor predominam, ora orientadas a nascente, ora a sul.
Aqui predominam as encostas muito declivosas, especialmente junto às linhas de água, como é caso do local onde a aldeia se implantou.
A fresca e límpida ribeira, que influenciou a construção de diversos açudes, levadas, moinhos e lagares banha os pés do aglomerado de casas, correndo num vale talhado em xisto.

Paisagem Protegida da Serra do Açor

Foi classificada como Área Protegida em 1982. A maioria da área pertence a muitos proprietários privados. Uma parte é baldio. O ICNF- Instituto da Conservação da natureza e Florestas,  é proprietário da parte mais significativa da Mata da Margaraça.

Praia Fluvial de Piódão

Praia Fluvial da Aldeia Histórica do Piódão a 41 Km de Arganil. Um local apetecível, magnífico para as férias.
Na ribeira de Piódão, encontra uma zona fluvial que reúne condições para a prática da actividade balnear.
As suas margens e toda a área envolvente, encontram-se bastante arborizadas oferecendo zonas de lazer únicas.

Centro de Interpretação da Arte Pré-Histórica do Poço do Caldeirão

Espaço interpretativo no início do percurso de visita às gravuras do Poço do Caldeirão. Informação disponibilizada pela apresentação de peças, textos, reprodução gráfica de gravuras e infografias.
Não deixe de efectuar o percurso de visita ao Poço do Caldeirão ao longo da margem do Zêzere, onde pode apreciar três figurações paleolíticas de cavalos, todas orientadas para a direita, gravadas por picotagem. Noutra rocha existem duas representações de cabras com uso da mesma técnica.

Praia Fluvial de Alvoco das Várzeas

A Praia de Alvoco das Várzeas, de água cristalina, é envolta por um parque de merendas com frondosas árvores que proporcionam um ambiente um ambiente verdejante e pleno de frescura.
Situa-se num vale na margem da ribeira de Alvoco (nasce na Serra da Estrela, junto a Alvoco da Serra), junto à belíssima ponte medieval (séc. XVI), e com uma vista magnífica para a serra da Estrela.
A zona fluvial oferece grandes espaços verdes e de lazer, parque de merendas com um bar que serve pequenas refeições e deliciosos petiscos sobre as muitas sombras proporcionadas pelos grandes salgueiros.

Praia Fluvial de Pomares

Inserida num enquadramento paisagístico privilegiado, localiza-se  junto à ponte que atravessa a Ribeira da Moura, que remonta ao século XVIII, na aldeia de Pomares, a 29 km da Sede de Concelho.
A represa no leito da ribeira possibilita o aumento do caudal formando umextenso manto de água, permitindo assim actividade balnear.
As espécies arbóreas existentes resumem-se a Tileiras na zona de lazer e a pequenas Nogueiras junto à linha de água (Ribeira de Pomares).

Praia Fluvial da Barragem de Santa Luzia

Construída entre dois enormes rochedos, é uma das zonas paisagísticas mais deslumbrantes do concelho de Pampilhosa da Serra e de todo o território das Aldeias do Xisto. O local é bastante aprazível para canoagem, passeios pedestres, escalada, pesca, actividades náuticas, ou simplesmente deixar-se estar a banhos na piscina flutuante. O café-restaurante de apoio ajuda a passar o tempo.
Enquadra-se no tipo de barragem de montanha e recebe água das ribeiras do Vidual e Unhais, bem como da albufeira do Rio Ceira, através de um túnel.
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal